Advogado de Direito de Família em Curitiba Fala Sobre a Exoneração da Pensão Alimentícia
Sobre a Ação de Exoneração de Pensão Alimentícia
A pensão alimentícia não cessa automaticamente com a chegada do filho à maioridade.
De igual modo, a obrigação de pagar a pensão não cessa após a conclusão de curso superior ou quando o filho atinge os 24 anos.
Na verdade, para o genitor estar legalmente desobrigado de pagar a pensão alimentícia é necessário entrar com o pedido judicial de exoneração de pensão alimentícia.
O Pagamento da Pensão Alimentícia é Até Qual Idade?
Se o filho concluir o ensino médio, o que usualmente ocorre aos 17 anos, e não seguir em estudo de formação técnica ou superior, a obrigação de pagar alimentos cessará com a maioridade.
Por outro lado, se após a formação no ensino médio o alimentado continuar seus estudos em nível de formação técnica ou superior os alimentos serão devidos até os 24 anos.
Contudo, se após a formação no ensino médio o alimentado iniciar graduação e concluir curso superior aos 22 anos a obrigação de prestação alimentar se extinguirá juntamente com a graduação.
Além disso, é importante destacar que o pagamento da pensão alimentícia não se estende ao filho estudante em nível de pós-graduação.
A partir do momento que o alimentado adquire uma qualificação se entende que passa a ter condições de prover o seu próprio sustento.
Em qualquer caso, a pensão alimentícia não cessa automaticamente.
Como indicado, para cessar a obrigação de pagar alimentos o genitor deve entrar com o pedido judicial de exoneração.
Advogado de Direito de Família em Curitiba
Nosso escritório tem enorme experiência na defesa em processos de Direito de Família de enorme complexidade em toda do Paraná.
O escritório está localizado na rua Visconde do Rio Branco, 472, Merces, Curitiba/PR.
Telefone e Whatsapp para Contato: (41) 988253520
Exoneração da Pensão Alimentícia Como Conseguir